Você está visualizando atualmente ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA SUPRIRÁ 75% DA DEMANDA ELÉTRICA ATÉ 2050

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA SUPRIRÁ 75% DA DEMANDA ELÉTRICA ATÉ 2050

  • Categoria do post:Blog

A energia solar fotovoltaica é a fonte de energia que mais tem crescido nos últimos anos e, segundo um estudo realizado pela Universidade de Tecnologia Lappeenranta, em 2050, ela poderá ser responsável por suprir mais de 75% da demanda mundial de energia.

Esse estudo demonstra, além disso, que cada vez mais, as empresas de energia renovável vão conquistar espaço no mercado de energia global.

Os autores do estudo afirmam que a energia solar fotovoltaica estará na liderança, com uma capacidade de cerca de 63,38 TWH (terawatts), chegando a atingir até 69% no fornecimento total da energia primária.

Esses dados só provam que a energia limpa tem alto potencial de expansão, e de forma gradual, tem substituído os mecanismos de emissão de energias poluentes, provenientes do gás, petróleo e carvão, por exemplo.

O que tem feito a energia solar fotovoltaica conquistar tanto espaço?

A grande queda registrada em torno dos preços das energias renováveis, provavelmente, é o principal fator para a expansão desse tipo de energia. 

Para fazer a instalação de um painel fotovoltaico em uma residência, por exemplo, estima-se uma queda de mais de 54% no custo do kilowatt. Já para os projetos comerciais espera-se uma queda de 56% do valor. Tudo isso entre 2020 e 2050.

No caso dos projetos de grandes usinas solares, as previsões são de que as usinas de estrutura fixa e com rastreadores de eixo único, apresentem uma queda de 57,5%, no custo do kilowatt. Também até 2050.

Outro fato importante citado no estudo é que, a dessalinização movida a energias limpas conseguirá resolver a questão da escassez de água, fornecendo até 3 bilhões de metros cúbicos de água potável por dia.

Quais benefícios a energia solar tem trazido para o Brasil?

O Brasil é um dos países que apresenta os maiores níveis anuais de radiação solar de todo o mundo. Por isso, a energia solar fotovoltaica tem registrado um forte crescimento desde 2012. Ano em que a Aneel registrou novas regras para distribuição e geração dessa fonte de energia.

Segundo a ABSOLAR, desde que as novas regras foram instauradas, a tecnologia fotovoltaica já foi responsável por gerar R$44 bilhões de investimentos privados. Além disso, por empregar mais de 254 mil profissionais qualificados para trabalhar no ramo, em todo o Brasil.

A Agência Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), calcula que em 2021, a energia solar no Brasil cresça em mais de 4,9% GW (gigawatt) instalados. Gerando, dessa forma, cerca de R$22,6 bilhões de investimentos e mais de 147 mil novos empregos.

Estima-se, além disso, que até o final de 2021, a energia solar tenha gerado cerca de 377 mil empregos no Brasil. Quantidade que, desde 2012, era distribuída entre todos os setores produtivos.

Quais motivos têm feito esse tipo de energia crescer tanto?

A energia solar tem crescido exponencialmente nos últimos anos por diversos fatores, mas o principal é que as pessoas estão buscando por uma fonte de energia mais barata do que a energia elétrica. 

A população mundial tem entendido que optar pela energia solar fotovoltaica não é um gasto, e sim, um investimento

Afinal, ao investir em um sistema de energia fotovoltaico, você está eliminando em quase 95% os seus gastos com a conta de energia e também está adquirindo um produto durável, que só vai precisar ser trocado dentro de 25 anos.

Outros benefícios da energia solar fotovoltaica também tem influenciado as pessoas escolherem por ela, sendo eles, por exemplo: 

  • Baixa geração de ruído e poluição;
  • Manutenção das placas fotovoltaicas é baixa;
  • Fonte de energia inesgotável;
  • Energia limpa e sustentável;
  • Facilidade de instalação; 
  • É uma fonte de energia que chega em locais onde nenhuma outra consegue chegar;
  • Pode ser instalada em grande e pequena escala (residências e usinas) ;
  • É possível financiar energia solar.

A energia solar é rentável para quem a utiliza, além disso, ela também é um ótimo negócio para aqueles que a comercializam

Como a fonte de energia solar tem sido muito procurada nos últimos, quem trabalha com ela tem conseguido retornos financeiros muito positivos

E você, já pensou em trabalhar com energia solar fotovoltaica? Se a resposta for sim, que tal tornar-se um franqueado da Energy Brasil?

A Energy Brasil já está presente em todos os estados brasileiros e conta com mais de 400 franquias, sendo considerada uma das maiores empresas de energia fovoltaica do Brasil.  

Entre em contato conosco sem nenhum tipo de compromisso e receba nosso modelo de negócio.

Deixe um comentário